segunda-feira, 12 de outubro de 2015

21 - Experimentação Poética: Prelúdio - Trabalho apresentado no XV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da Universidade Federal de Goiás




21 – Experimentação Poética
 Prelúdio
Líliam Barros
Marcos Cohen

Resumo: Trata-se de uma criação litero-musical a partir do diálogo entre as linguagens artísticas literária, musical e fotografia. O produto final foi criado a partir da pesquisa oral e de vivências dos autores na comunidade do Km 21, na estrada de Terra-Alta, município de Castanhal, bem como a partir de levantamento bibliográfico sobre a história da ocupação da localidade a partir do início do século XX e relatos sobre o modo de vida e transformações pelas quais a localidade passou ao longo deste período.  Os dados históricos obtidos foram recriados no formato de crônicas e temas de peças musicais para a formação piano e clarinete. A criação artística resultante é um livro-partitura com crônicas, música e expressão visual.

Palavras-chave: Etnografia – artes - Poéticas

Abstract: This work blends music, literature and photographs. The final product was created upon a research with the people from the Km 21 community at the Terra Alta road in Castanhal-PA, Brazil. A bibliographical survey was also made to investigate the changes experienced by the community since the beginning of the Twentieth-Century, when the area was occupied. All historical data were reinterpreted as chronicles and musical pieces for clarinet and piano. The resulting work of art is a book containing texts, music scores, and photographs.

Keywords – ethnography – arts - poetics

Resumen: Se trata de una creación litero-musical producto de un dialogo entre las lenguajes artístico-literarias, musical y fotografía. El producto final fue creado a partir de experiencias de investigación oral de los autores en la comunidad del Km 21, en la carretera de Tierra-Alta, Castanhal, Pará. Lecturas sobre la historia de la ocupación de la localidad en el inicio del siglo XX y relatos de las formas de vida y transformaciones en las cuales la localidad ha pasado en estos tiempos. Los datos históricos obtenidos fueran recreados en el formato de 4 crónicas y una poesía, 5 músicas para la formación piano y clarinete y 6 imágenes. La creación artística resultante es un libro-partitura con crónicas, música e expresión visual.
Palabras-clave – Etnografía – artes - poéticas




21 – Lugar de poesia

O local de estudo e fonte de inspiração para a realização deste projeto denomina-se Travessa Anita Garibaldi, todavia, é mais conhecido como Km 21 da Estrada Castanhal-Terra-Alta, no município de Castanhal, estado do Pará (Lacerda, 2010). Esta região foi originalmente destinada a receber os imigrantes italianos na segunda metade do século XIX, todavia, das 200 famílias que deveriam habitar na localidade, somente 19 foram assentadas, num total de 95 pessoas (Emmi, 2008). Posteriormente, nas primeiras décadas do século XX, migrantes nordestinos passaram a ocupar a região recebendo do governo as terras para cultivo (Lacerda, 2010). Conforme conta a intensa narrativa de “O Quinze”, de Rachel de Queiroz (2004), o governo estadual do Ceará e a prefeitura de Fortaleza criaram expedientes para refugiar as pessoas que fugiam da seca, como os “Campos de Concentração”, chamados pela população local de “Curral”, e a emissão de passagens para a Região Norte e Sul. O pesquisador Frederico de Castro Neves também relata diversos aspectos relativos aos campos de concentração e às estratégias do governo de contenção desta população: “Até então o governo procura controlar a movimentação dos flagelados com obras no interior (açudes e ferrovias) e emissão de passagens para o Norte e Sul do país, com a ajuda do Dispensário dos Pobres, entidade ligada à Liga das Senhoras Catholicas, que distribui dinheiro e víveres aos desafortunados” (Neves, 1995, p.106). O romance Candonga, de Bruno de Menezes, retrata aspectos da vida de migrantes nordestinos durante o período de construção da estrada de ferro Belém-Bragança, em torno dos dramas de sua personagem principal, homônima ao livro.
Os migrantes nordestinos conseguiram adequar-se ao novo modo de vida, aprendendo com os antigos moradores da região estratégias de cultivo e sobrevivência e intercambiando padrões culturais. Ao longo das décadas do século XX e XXI muitas coisas foram alteradas, incluindo a chegada de energia elétrica e transformações sociais diversas em especial a religiosidade (Luz, 2011). Nas narrativas dos moradores locais diversos contextos musicais são referendados, com notoriedade para os Cordões de Pássaros, Boi-Bumbás e conjuntos de carimbós que eram tocados durante o período da colheita da mandioca e do arroz, entre as décadas de 1950 a 1980. O foco deste trabalho é voltado para uma família de migrantes nordestinos cuja trajetória rica inspira as narrativas, a música e a arte visual deste trabalho. Tal localidade já foi objeto de dois estudos: a dissertação de mestrado de Jefferson Luz (2011) e a obra Cordão de Azulão (COHEN, 2010). Pretende-se contribuir para a historiografia musical da região a partir da criação artística e literária, valorizando a memória local e, ao mesmo tempo, oferecendo uma interpretação própria deste panorama.

Etnografia do sensível

Para este trabalho, o processo interpretativo característico da etnografia (Titon, 1997) permeia um ponto além, através da extrema subjetividade do resultado poético final. Uma etnografia da música tem como pretensão descrever uma prática musical de seus sentidos e dos conceitos sobre música das pessoas que a praticam (Seeger, 2004), ainda que esta etnografia se dê em uma comunidade pequena cujas tradições musicais foram transformadas. O resultado deste trabalho é uma etnografia da memória e do sensível. O olhar sobre as transformações ocorridas nessa localidade lançam luzes, também, para o processo de urbanização das áreas rurais, alterações nos modos de vida e empobrecimento da fauna e flora locais em favor de grandes fazendas de gado e loteamentos de conjuntos habitacionais nas redondezas do município de Castanhal. Edson Barrus comenta sobre o lugar do artista enquanto sociedade e do público no cenário da produção artística, num processo de diluição de fronteiras:

Diluir o artista na sociedade é equiparar Arte=vida. Esses eventos são temporários, essas experiências são de pico: são operações extraordinárias de liberação de uma ‘área’ de tempo, de imaginação, de terra, e se dissolver para se refazer em outro lugar. Outro momento. Nesses grupos há somas e há subtrações, as autorias são hibridizadas dando surgimento a um ‘outro’ expandido e precário (2008, p.105).

A poética que deu origem às crônicas está embebida num olhar que atravessa gerações, reavivando sentimentos escondidos, iluminando a experiência e a vivência neste lugar, no nordeste paraense, que é um retrato do processo de urbanização da região amazônica. Os igarapés, as roças, a farinha, o pimental, os pés de cupuaçu, as noites de luar e as lamparinas são objetos da memória que permeiam este imaginário, criando e recriando relações atemporais, e redes simbólicas de pertencimento à terra. Memórias que pertencem a esta família e, falar sobre esta comunidade é falar sobre um pouco de muitas famílias e comunidades que habitam ou habitaram aquela região.
Y empecé también a hacer relaciones como quien va juntando, com títulos como Soñar Pescado y Pescado de colores. O sea, empecé a hacer referencias a las historias que yo sé de mi comunidad; como cuando escuché de mi padre una historia sobre el doño y señor del lugar de las dantas. Entonces yo pinté un cuadro haciendo relación a esa historia.  Luego también hice árboles, árboles-dantas, árboles-jaguar, en pequeños formatos. Es un árbol que no podemos ver todos los días. Porque el pueblo de los yaraonis solamente existe en la imaginación (Jacanamijoy, 2014, 217).

Tal imaginário pode ser interpretado como “O olhar que, como janela da alma, também introverte na alma a paisagem exterior recobrindo-a com uma capa de afetividade. O olhar fascina, seduz, mata, encanta, fecunda, aterra, confunde, fulmina, mundia e provoca o brotar de epifanias. Traduz necessidade ontológica insaciável” (Loureiro, 2013). Benedita Martins, falando sobre a identidade do homem amazônida, destaca que “nesse espaço indeterminado ou no entre-lugar, não apenas geograficamente delimitado, também, no sentido de identificações identitárias é que se configurará e se disseminará o homem amazônida interferindo, sub-repticiamente, na ordem das culturas” (2009, p. 85).
Este projeto nasce como uma vontade de experimentação estética envolvendo literatura, música e artes visuais, para expressar um olhar sobre a trajetória destes migrantes cearenses. Nasce, também, de contar a história desta família através da arte:
Na multiplicidade de percepções e abordagens, apreendemos e compreendemos que a Amazônia não é uma, tampouco se delimita ao nosso país, mas é um continente vasto, com diferentes histórias escritas, a serem desveladas e que importam não apenas como um território exótico, motivado pelo desejo de inserção que alimenta fantasias e encontra-se como qualquer outra região do país que constrói diferenças, tece semelhanças e que precisa ser reconhecida, sem fundamentalmente ter que compactuar com a necessidade propagada pelo sistema da arte, de se deslocar ao centro para poder existir (Maneschy, Mokarzel, 2012, p.133).

Este projeto tem como cenário uma das faces da Amazônia e pretendeu-se traduzir esta história a partir de um olhar realista e imaginário, que sustentasse a trajetória histórica desta família, numa arte que gira em torno do real e do irreal, do vivido e do não vivido. “A arte transita pelos mais diversos campos que atravessam o simbólico, perpassando por materialidades e subjetividades” (Maneschy; Mokarzel, 2012, p. 135). A ansiedade de apreender os sentidos de pertencimento, identidade e memória presentes neste projeto se parece muito com a concepção de que o desejo motiva a arte, conforme pondera Orlando Maneschy em relação ao desejo e imagem:
A imagem ocupa o papel daquilo que falta, de algo que não está presente, que não é possível de se deter no tempo. Ela preenche o espaço de uma vacuidade visual, ela vai ganhando desdobramentos extremamente intrincados, ao longo de sua sofisticação, no que tange à representação do ‘real’. Como efeito, ela passa a ter uma certa ‘autoridade’ sobre aquilo que representa. Essa potência que a imagem emana, por sua capacidade de sigificar algo que existe e por representá-lo, em sua aus~encia, vai adquirindo maior força a partir de seu emprego no campo da vinculação. Através da imagem, é possível estabelecer um relacionamento com aquilo que é desejado, mas que não está disponível, cuja pretensão última é a de superar a morte (2009, p.24).

Para Pardini: “A criação fotográfica situa-se precisamente neste limiar – nesta tensão – entre a descoberta (do que já existe) e a invenção (do novo, do que passa a existir ou se manifestar, do que a fotografia inaugura).” (2013, p.5). As imagens subjetivaram-se poeticamente, entrelaçadas com as histórias e sujeitos das crônicas, adquirindo feições próprias. A obra “Batuque”, de Bruno de Menezes (1993), gerada na vivência afroamazônica, engloba diálogos entre as imagens desenhadas de Ray e as melodias de Gentil Puget, e as relações entre a poesia, música e ilustrações ainda não foram discutidas em sua obra.
Comentando sobre a hibridação das linguagens artísticas na contemporaneidade, Mokarzel menciona que “Na maioria das vezes imersa em uma condição híbrida e movente, a arte contemporânea rompe as fronteiras entre linguagens, dispõe-se a entremear diferentes códigos, opta pela mistura dos elementos que a compõem” (Mokarzel, 2012). Benedita Martins e Joel Cardoso também se referem às bordas diluídas no universo das artes na contemporaneidade: “[...] as fronteiras que delimitam o universo das artes se tornam, por um lado, cada vez mais tênues, mais indefinidas e, por outro, paradoxalmente, põem em evidência especificidades que permitem caracterizar com mais precisão os traços identitários que distinguem as expressões artísticas.” (Martins, Cardoso, 2012, p.07). Esta perspectiva da hibridação e do entremeio da arte em diferentes códigos e linguagens deu suporte a este projeto, todavia, caracterizando-o como uma criação lítero-musical e visual.
O trabalho resultante consta de uma suíte de 5 crônicas e uma poesia, emolduradas por 5 composições para clarinete e piano e 5 expressões visuais relacionadas com cada texto poético, respectivamente: 1. A Grande Seca de 15; 2. De ouvir falar; 3. Mãezinha; 4. Dia de São José; 5. Terra.
No presente artigo será dada uma visão geral da obra e um detalhamento maior sobre a crônica “De ouvir falar”, cuja performance foi realizada durante um evento científico na cidade de Belém, estado do Pará.




Os caminhos da pesquisa e experimentação artística

A pesquisa foi realizada a partir da metodologia da história oral, valorizando a memória dos habitantes do Km 21 e suas narrativas a partir da história de vida e suas memórias musicais (Alberti, 2006). As histórias de vida abraçam subjetividades transcriadas (Sebe; Meihy, 2006), a partir do método da história oral, e recriadas, a partir de subjetividades outras e com algum grau de liberdade poética. A pesquisa de campo foi realizada a partir da perspectiva da fenomenologia hermenêutica aplicada à pesquisa etnomusicológica (Titon,1997) que preconiza a experiência e a vivência musical, ainda que, para este trabalho, tais experiências façam parte da memória dos membros da família. As entrevistas ocorreram, também, em caráter etnográfico, buscando compreender o significado de temas, espaços geográficos, aspectos culturais e simbolismos próprios do lugar que serão as bases para as crônicas. Foi realizada pesquisa bibliográfica sobre o processo de povoamento da localidade, notadamente a partir do início do século XX (Lacerda, 2010). As crônicas foram criadas a partir deste embasamento, mas possuem uma narrativa livre, e as personagens tiveram seus nomes trocados. As conversas com os moradores da localidade ocorreram durante todo o processo de criação, inclusive no processo de troca de nomes das personagens. As composições foram criadas tendo como fonte de criação os elementos ressaltados nas crônicas. Longe de ser representação, este produto artístico buscou vivenciar literária, visual e musicalmente os elementos simbólicos que emergiram na pesquisa etnográfica.
Após a finalização da obra, serão realizadas apresentações em Belém e na localidade do 21, na escola da localidade, com palestra e recital. Este trabalho busca dialogar com a produção artística em Belém, observando o fluxo e as diversas diretrizes que vem sendo tomadas nos processos criativos contemporâneos em arte nesta cidade. Pretendeu-se produzir conhecimento a partir de uma interação dialógica com a comunidade do 21, oportunizando o processo criativo. Muito embora a área de atuação dos autores seja pesquisa etnomusicológica, composição e a performance, o entendimento deste trabalho como um produto artístico se caracteriza por sua interdisciplinaridade e interprofissionalidade, na medida em que alia prática de pesquisa sobre os diversos cenários musicais da região amazônica a um ato poético-literário e performativo. Neste sentido ocorre a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, pois o projeto se dará no âmbito do projeto de pesquisa vinculado a um Grupo de Pesquisa. Seguindo a lógica do projeto de pesquisa citado, oportunamente se coloca um jeito diferente de se fazer pesquisa etnográfica: a partir da memória e da etnografia – uma poética. Acrescente-se, a isso, o sentido pleno de vivência e experimentação que esta obra terá nas relações de troca entre os pesquisadores/artistas e a comunidade do 21. Considerando que esta proposta poético-musical se insere no âmbito de uma investigação científica, ressalta-se o caráter de experimentação metodológica que daí se derivará, do que se espera a oportunização de diálogos e trocas que gerem impactos nos estudantes da graduação em música e da pós-graduação em artes em geral. Acredita-se que a valorização desta história e sua apresentação poética através deste produto artístico possa ser um agente de transformação social, pois semeará uma vontade de saber no cenário da comunidade do 21.

Imagens – símbolos de vida

As crônicas estão envolvidas em imagens-símbolos de vida, que transcendem o tempo passado das lembranças e que seguem absorvendo o fluxo das transformações. A árvore como elemento–chave das crônicas representa a vida e morte, o tempo passado e o tempo futuro, nas dimensões da natureza e do espiritual.
 Árvore luminosidade (Fig. 1) se origina da necessidade da modernização, da segurança e de claridade da energia elétrica, iluminando o caminho à noite, já separado por uma cerca de arame, determinando os limites de cada terreno. Árvore pulmão (não constante neste texto), demonstra suas veias num raio-x, veias abertas que sobem ao céu, sufocadas pela luminosidade. São veias brancas, num fundo preto, que se afinam, perdendo o ar, talvez por causa do corisco de outrora, talvez por causa da enorme pedra em seu caminho. Que pedra e que caminho.
Neste caminho, cheio de borboletas azuis brilhantes, voando e correndo pelos arbustos, aos bandos, colorem e colorem. Outro caminho, de areias brancas e com um risco horizontal de mato pequeno, caminha pela noite escura, sob o brilho de incontáveis estrelas, seguindo os passos das mãos de menino do tamanduá bandeira. Os gritos dos bandos de garotos e garotas ecoam na noite de luar, alegres, sem saber do futuro, sem se ligar no passado, vivendo um intenso e duradouro presente que perpassa o labirinto da memória. Cores piçarrentas e pedregosas atualizam a memória. O Caminho.

A árvore-banco (Fig. 2), rodeada de flores suculentas ao chão, caídas, laranjadas, que espocam quando são pisadas. Uma sombra fresca que abriga um corpo respirante. Sufocados ambos – o corpo e a árvore – sublimam o encantamento da vida cortada. Agora são cores marrons sob o sol escaldante do verão amazônico. Nada mais nascerá ali. O que nos reserva o futuro? Dois proto-troncos marrons e o banco. Um naco de verde iluminou a frente da casa, ofuscando a enorme luminosidade.
São imagens que se manifestam, que se fazem donas do tempo, clarificando a crueza da realidade sentida e não sentida. Autônomas, não desgrudam da memória, atrelam-se, identificam-se, não dão tréguas.
Velha, muito velha, anterior à casa da família. A Casa de Farinha (não constante neste texto) amanhece em densas brumas de pó de farinha, de casca de mandioca, num frio úmido que se arrasta por café. Aconchegada sob a mata, a umidade escura e o cheiro quente da farinha de queijo atravessa décadas, sob o calor forte do forno de cobre. Cada dia corroendo o barro das paredes caiadas entrecortadas de madeira de lei. Antigas moradoras daquelas paragens. Num terreno alto, do outro lado do caminho. Impassível diante da vida, dos muitos corpos e calores que se abolotaram nos bancos de toras de madeiras, fazendo capote, marcando as mãos, sentindo o calor do forno. Casa - árvore (Fig. 4) que mistura os mundos e os tempos. As memórias do verde, do calor e da luminosidade.

De ouvir falar
A crônica “De ouvir falar” foi concebida em forma de narração de uma memória e de subjetividades da personagem Quinzinha, recortando espaços distintos do tempo e conduzindo ao presente da dor e da esperança. O texto revela as memórias da migração do Nordeste para a Amazônia, da acomodação da família e da criação de raízes no novo lugar – o 21 – e da gradual perda dos entes queridos, começando pela mãe de Quinzinha e finalizando pela morte de seu marido, o Quinzinho. Pretendeu-se sublinhar a fortaleza desta mulher, uma de tantas mulheres amazônicas, que segue curando suas feridas, com esperança de uma vida melhor.
Tais memórias estão presentes no dia a dia da família, nos móveis, religiosidade, maneira de lidar com certas coisas da vida e, especialmente, com as quatro gerações que já passaram pelas mesmas terras e pelos mesmos igarapés:
Logo após sua partida, Quinzinha, na época com nove anos, ficou cuidando da casa e do menino. Mas ele morreu pouco tempo depois. Então ela e seu pai partiram para Belém do Pará, no Loyd (AUTORES, 2014).

A imagem Casa-árvore é a imagem símbolo desta crônica. Pretende dialogar com temporalidades distintas e conexas. A da casa de farinha utilizada outrora por toda a família e agora arrendada para terceiros, e a árvore em cujo banco Quinzinho descansava deitado à tarde. No terreno da família, a casa e a árvore ficam em locais separados. Na foto, estão juntas em razão da necessidade de vinculação imagética destas temporalidades e subjetividades. A árvore foi cortada e deu lugar a um poderoso poste de luz, extremamente importante para a segurança da casa.
No lugar do antigo jambeiro, há agora um pé de planta, com um banco, onde ele costumava deitar-se. Depois de sua morte, o lugar vazio preenche tudo ao redor, acompanhando as notícias do caminho (AUTORES, 2014).

Esta mesma árvore está conseguindo se reerguer, e seus cabelos estão começando a crescer, em folhas verdes, jovens, que fazem pequena copa saudando a grande luminosidade e desafiando um futuro próximo de novos cortes e aparos. À sua sombra, sempre estarão as respirações, o cansaço e o peso de lembranças de muitas vidas.



A música homônima foi composta em três seções – A-B-A –, acrescidas de uma coda, para piano e clarineta. A primeira seção, iniciada com um prólogo mínimo, apresenta o tema principal da peça na clarineta sobre um acompanhamento de padrão estrutural quase constante no piano. O contorno do tema explora a tessitura aguda da clarineta e seu desenho rítmico é, por vezes, episódico. A seção intermediária foi construída em contraste com as seções externas, tanto em termos de movimentação e diálogo rítmico entre os instrumentos, quanto na ambientação estática que define a harmonia do trecho. A seguir, o tema é retomado na terceira seção quase que integralmente, à exceção do final que, harmonicamente modificado, conduz à coda. A apresentação de novo material melódico, harmônico e rítmico caracteriza a primeira parte da coda; sua parte final reapresenta elementos da segunda seção da peça, mas, desta vez, sem a intervenção da clarineta. O discurso da obra se fundamenta numa dialética do ritmo estabelecida entre padrões ternários e quinários, que dialoga com o caráter narrativo da crônica através do segundo tema, cujo motivo se repete em alguns momentos da peça.
A performance desta experimentação estética ocorreu na abertura de um evento científico na cidade de Belém e contou com a presença da personagem principal do texto e de mais duas pessoas ligadas a ela. Primeiramente foi lida a crônica, tendo a imagem Casa-Árvore ao fundo, seguida da performance musical. A personagem principal esteve muito emocionada, posto que as diversas subjetividades são colocadas em evidência durante a performance artística.
Considerações finais
Este artigo teve como proposta apresentar o processo criativo da obra 21 – Experimentações Poéticas. A ideia surgiu a partir de inquietações relativas ao trabalho etnográfico e ao desejo de realizar pesquisa sobre aspectos da história e modo de vida de uma família da localidade do KM 21 da estrada Castanhal-Terra Alta, Pará. Nesta localidade, há décadas, habita a família de um dos autores do artigo. Daí conjugar a pesquisa a uma subjetividade extrema que resultaria numa obra poética, um produto tão distinto para um trabalho etnográfico.
A construção dos textos, das imagens e das músicas se deu de forma gradual, à medida em que as crônicas traziam elementos simbólicos específicos. Ao final, considera-se que o diálogo entre as três linguagens oportunizou complementaridade no discurso, na medida em que um sentido ou proposição pode ser ressaltado nesta ou naquela linguagem, considerando-se o não controle sobre o processo interpretativo.
Por fim, buscou-se, também, que a partir do texto poético, imagens e música, elementos da história, sentidos e vivências pessoais da família e dos autores, fossem dimensionados de alguma forma como produto artístico.





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BARROS, Líliam; COHEN, Marcos. “De ouvir falar”. In 21 – “Experimentação Poética.” Obra inédita. 2014.
ALBERTI, Verena. Biografia dos avós: uma experiência de pesquisa no ensino médio. Rio de Janeiro: CPDOC, 2006. 10p.
BARRUS, Edson. “Geração comum/a mania de dizer a gente: portas lógicas e conexões periféricas para entender a amizade como polarização da arte” In Já! Emergências Contemporâneas. EDUFPA, 2008.
COHEN, Marcos. Cordão de Azulão. PPGARTES, 2010.
EMMI, Marília Ferreira. Italianos na Amazônia (1870-1950). Pioneirismo econômico e identidade. Belém/Pará: EDUFPA, 2008.
JACANAMIJOY, Benjamín. “El arte de contar y pintar la propia historia.” In Mundo Amazónico, Vol. 5, 2014.
LACERDA, Franciane Gama. Migrantes Cearences no Pará. Faces da Sobrevivência (1889/1916). Belém/Pará: Açaí, 2010.
LOUREIRO, João de Jesus Paes. Códigos do Imaginário Amazônico. In Amazônia: Lugar de Experiência. Processos artísticos na região Norte dentro da Coleção Amazoniana de Arte da UFPA. Belém/EDUFPA, 2013.
LUZ, Jefferson. “Cadê o Azulão? Transformações culturais e o desaparecimento de um cordão de pássaro”. Dissertação de mestrado. PPGARTES/UFPA, 2011.
MARTINS, Benedita. “Belém do Pará em foco. Impressões preliminares”. In Interfaces: desejos e hibridizações. Belém/Pará, 2009.
MARTINS, Benedita; CARDOSO, Joel (Orgs.). Desdobramentos das linguagens artísticas: diálogos interartes na contemporaneidade. Belém/Pará: PPGARTES, 2012.
MANESCHY, Orlando. “A imagem e o desejo” In Interfaces: desejos e hibridizações. Belém/Pará, 2009.
MANESCHY, Orlando; MOKARZEL, Mariza. “Fora do Centro, Dentro da Amazônia. Fluxo de arte e lugares na estética da existência” In Amazônia: Ciclos de Modernidade. São Paulo: Zureta, 2012.
MENEZES, Bruno de. “Batuque” In Obras Completas. Volume I. Obra Poética. Coleção Lendo o Pará. Nº 14. Belém, Pará: SECULT, 1993.
___________________. “Candonga” In Obras Completas. Volume II. Obra Poética. Coleção Lendo o Pará. Nº 14. Belém, Pará: SECULT, 1993.
MOKARZEL, Mariza. “As diluídas fronteiras de um possível estado poético” In Hibridações no processo criativo e outras relações. Belém/Pará: PPGARTES, 2012.
NEVES, Frederico de Castro. “Curral dos Bárbaros: os campos de concentração no Ceará”. In Revista Brasileira de História. São Paulo, V. 15, nº 29, pg. 93 – 122, 1995.
PARDINI, Patrick. “Criação fotográfica: a experiência do outro e a dissolução da autoria” In IX Colóquio de Fotografia e Imagem. Autografias. Belém, Pará, 2013.
QUEIROZ, Rachel de. “O Quinze”. Rio de Janeiro: José Olympio, 2004.
TITON, Jeff Todd. “Knowing fieldwork.” Gregory Barz & Timothy Cooley (Org.). In Shadows in The Field: new perspectives in Ethnomusicology. London: Oxford University Press. 1997, Pp. 87-100.
SEBE, José Carlos; MEIHY, B. Augusto e Lea: um caso de desamor em tempos modernos. Contexto: 2006.
SEEGER, Anthony. “Etnografia da música.” Giovanni Cirino (Trad.). In Sinais diacríticos: música, sons e significados, Revista do Núcleo de Estudos de Som e Música em Antropologia da FFLCH/USP, n. 1.

* Trabalho apresentado no XV Seminário Nacional de Pesquisa em Música da Universidade Federal de Goiás e está disponível no link: http://sempem2015.weebly.com/anais-do-xv-sempem.html
http://sempem2015.weebly.com/anais-do-xv-sempem.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário