Projeto Ouvir e Ver o Marco da Légua
Uma das ações do projeto é o mapeamento cultural do bairro, com ênfase nas práticas musicais. Serão considerados os pontos de produção cultural visíveis ao caminhar pelo bairro e, a partir do mapeamento, será constituído um mapa cultural do bairro e serão analisadas as expressões culturais que aparecerem. Apesar da ênfase nas práticas musicais, outras produções artísticas serão consideradas. Ao fim, pretende-se ter uma dimensão sociocultural da sociabilidade, cultura e uso do espaço público no referido bairro.
A primeira fase do projeto foi uma expedição imagético-sonora ao longo da Avenida 25 de Setembro (atual Rômulo Maiorana) na qual foram feitas fotografias e gravações dos sons cotidianos dos espaços percorridos. A segunda etapa do projeto foi a mostra fotográfica resultante desta expedição imagético-sonora denominada Ação 25 Viva!, ocorrida no dia 05 de janeiro de 2016 no Bar do Mineiro.
As gravações estão sendo trabalhadas pelo compositor paraense Marcos Cohen e comporão a trilha do vídeo produto final do projeto.
Ação 25 Viva! Foto: Líliam Barros, 2016.
Equipe:
Líliam Barros
Breno Barros
Marcos Cohen
Marcos Cohen
Rayssa Dias
Gostei muito da ideia. Bacana seria se outros bairros fossem mapeados culturalmente em Belém.
ResponderExcluirOlá Ilton, obrigada por visitar o blog e pelo seu comentário! Há o projeto "Práticas Musicais do Pará", coordenado pela professora Sonia Chada, do Laboratório de Etnomusicologia da UFPA, ao qual o projeto "Ouvir e Ver o Marco da Légua" está vinculado.
Excluir